CURRÍCULO ED. INFANTIL

Linguagem oral e escrita

O aluno da Móbile vai aprender a ler e a escrever? Irá bem além disso, porque não aprenderá mecanicamente. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de texto, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar idéias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

Linguagem das Artes Plásticas e Música

Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns da Educação Infantil. Mas é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade. A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão. Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições. Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a cantar músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.

A educação do movimento

Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência. A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas. As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Conhecimento da Natureza e da Sociedade

Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa. Em todas as situações, o grande enfoque da Educação Infantil da Móbile está no desenvolvimento de atitudes de valorização e preservação do ambiente.

Matemática

A idéia de que Matemática é um difícil segredo, reduzido a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. Na Móbile, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de idéias matemáticas relativa a números, medidas e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.

Inglês

Já se sabe que iniciar o ensino de línguas desde cedo apresenta vantagens consideráveis para a aprendizagem: facilita a capacidade de ouvir e pronunciar os sons específicos do idioma. Por isso, a Móbile introduziu já no Infantil 3 o ensino de Inglês, língua fundamental para o trânsito na cultura do mundo globalizado.

Filosofia

Duas afirmações opostas podem ser verdadeiras? As coisas são o que pensamos que são? Podemos pensar no que não existe? Perguntas como essas acompanham os homens por toda a vida, desde a primeira idade. Pois a Educação Infantil é um momento especialmente favorável para estimular o pensamento filosófico. Nas aulas, o objetivo é formar uma comunidade investigativa, na qual os participantes expõem suas idéias, escutam-se, questionam-se e comparam pontos de vista.